sábado, 29 de agosto de 2009

Troco minha Tarrafa em um Golzinho....


Alô, Governador? quer trocar um Golzinho daqueles em uma tarrafa?


Rodando pelas ruas do Rio e principalmente nas vias expressas é comum avistarmos patrulhas paradas o dia todo em um mesmo ponto. Será que são movidos a bateria solar e por isso ficam carregando o dia todo? Geralmente cada patrulha dessas é acompanhada de policiais distraídos, falando ao seu Nextel, olhando o relógio e servindo de alvo fácil aos bandidos. Analisando a vida útil do Golzinho, podemos dizer que se trata de um carro de garagem, um exemplar raro, daqueles merecedores de destaque no jornalzinho de quinta feira, onde o anúncio diz: único dono, baixa quilometragem, pneus novos, nunca bateu, estepe zero e kit GNV, parece carro de mulher! Juro a vocês que eu entro na fila pra comprar um carrinho desses e se o governo do estado quiser vender, eu compro! Por falar em governo do estado, ele é o reponsável, através de seu plano de segurança pública, por colocar pontos azuis e brancos espalhados pela cidade, que dão a populção carioca, formados por inúmeras de pessoas de bem, a mais falsa das sensações de segurança que um governo possa prover. Gosto de fazer analogias para explicar alguma coisa e nesse post não seria diferente.....


Funciona assim:


Escolhi a praia do Flamengo, atrás do aeroporto Santos Dumont, para comparar a pesca de uma Tainha a ineficácia destas viaturas paradas o dia todo.

Não se consegue pescar uma Tainha no anzol, você pode até colocar um saboroso camarão como isca. O peixe vai passar perto do anzol, perto da chumbada, a poucos metros do pescador e ainda assim, não conseguirás fisgar a mais distraída das Tainhas. Este tipo de peixe se pesca com tarrafa, você precisa se posicionar, esperar o momento certo e jogar a rede emcima, ou seja, você precisa ir ao encontro do peixe, você precisa surpreendê-lo. Estes pontos de policiamento não servem pra nada, são obvios demais, não existe surpresa, não existe abordagem, imaginem a quantidade de criminosos que circulam e cometem crimes próximos a estes pontos? o raio de ação é pequeno demais..... Quantos carros roubados descem e sobem as vias expressas, passando por esses pontos? Na minha opinião, a polícia precisa causar no vagabundo, a mesma dúvida que o vagabundo cria em nós, quando paramos em um sinal ou quando estacionamos nossos veículos. Além das diversas ações que devem ser feitas pelo poder público, estas viaturas deveriam circular, abordar suspeitos e agir como tarrafa.
O cidadão esta indo pra panela no lugar da Tainha......

4 comentários:

  1. Não consigo acreditar que eles também não tem essa idéia. Acho que por alguns motivos, não é interessante pra eles agir como ''tarrafa'' como vc disse. Enquanto nossos policiais continuarem óbios, vamos colocar grades e cercas elétricas em nossas casas, e nunca, jamais andar sem insul film nos carros! Mas lembre-se, se beber não dirija, pois as blit's da Lei Seca estam sempre em pontos estratégicos nos surpreendendo...

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. E eu achando que era a única a vê-los ali, assim como quem não quer nada! . Mas acho que sua tarrafa deve estar valendo mais do que o golzinho, já que como sabemos as peças valem uma "farpela" no mercado negro.
    Mas, a mulherada tá assumindo o comando. Quem sabe agora, o cenário não muda?

    Beijos

    Marcelle Alves
    http://canetadigital.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Patrícia Gonçalves31 de agosto de 2009 às 22:46

    ...Pois é...é dessa forma mesmo, é justamente como comentou...infelizmente a Polícia militar só está servindo para ficar nas ruas como “bonecos de posto”, dando uma falsa sensação de segurança a população...
    De uma certa forma, é complicado falar sobre esse assunto, pois não há uma política salarial e nem uma logística para a Polícia militar. Os policiais estão constantemente expostos nas ruas sem amparo, sem uma base governamental, que pensa que trocar de viaturas é mais do que suficiente para se ter uma boa Polícia Militar!

    Perfeito seu comentário...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente você está certo! É exatamente assim que funciona...
    Concordo com o comentário acima também. É complicado falar sobre o assunto e avaliar o quão incorreta é a ação dos policiais. Na verdade, o complicado é encontrar as razões pelas quais eles se comportam desta forma. Estão vulneráveis ao perigo nas ruas e sem uma base governamental, conforme dito, mas por outro lado, sabem os riscos que a profissão oferece... Então, neste caso, é difícil ponderar a situação. Acho que quando nos propomos a fazer algo, devemos fazer o melhor, especialmente quando se trata de segurança pública. Não é o que acontece normalmente! Por isso, só nos resta o sentimento de revolta... E a sua frase final foi perfeita: “O cidadão esta indo pra panela no lugar da Tainha......”

    Muito boa a sua observação, Julio!

    Beijosss.

    ResponderExcluir